domingo, 30 de maio de 2010

Idéias de Etiqueta do Gárgula


Escrito pelo Gargula

Lay out: Gilherme "Rodo" Avila

Postagem original: Taverna do Goblin
O Gárgula, nosso guardião de telhados, que durante a noite ganha vida para colaborar com a Taverna, nos enviou essa semana um texto com algumas opiniões e recomendações para evitar mal-entendidos em comunicações da blogsfera de RPG brasileira. Então, com vocês, o Gárgula e suas “Idéias de Etiqueta Ao Apreciar um Texto em Seu Blog Favorito”:

Recentemente escrevi uma matéria sobre etiqueta em um dos muitos blogs de RPG que circulam pela rede, fiquei um tanto desapontado com a falta de respeito e consideração com muitos dos comentários que recebi da matéria, não especificamente pelos comentários em si, pois críticas educadas e construtivas são sempre bem vindas para quem gosta de escrever e se arrisca a colocar seu trabalho para apreciação dos outros.
Mas pela falta de respeito demonstrada pela pessoa em si e pouca consideração que muitas pessoas tiveram de sequer lerem os posts enviados por esse autor admitindo alguns pontos que concordou que havia errado no texto e explicando outros pontos, em resumo fizeram várias vezes as mesmas perguntas que já haviam sido esclarecidas ou que tinham sua resposta em postagens anteriores apenas com a intenção de perturbar.
Não vou dizer qual foi o blog para o qual eu mandei a matéria, isso não vem ao caso e não estou aqui para fazer picuinhas e trocar farpas com quem quer que seja.

Bem, resolvi vir novamente ao computador e escrever algumas regras que considero importantes para você que gosta de ler uma matéria em seu blog e acha que pode estar agindo de maneira errada ao fazer seus comentários a respeito de uma matéria.
Ou que simplesmente não tem muita noção de como agir da melhor maneira nestes casos e como pessoa esclarecida quer agir da melhor maneira possível com seus colegas.
  • 1. Lembre-se que a matéria escrita não foi destinada especificamente para você, não diz respeito a sua vida ou as pessoas que conhece, mas sim a um grupo bastante genérico. (ex: não foi escrita para o que se passa na vida do José, seu grupo de jogo e sua família, mas a classe rpgistícia em geral, ou seja, se a situação não se aplica a você e a seu grupo isso não quer dizer que se aplique a outros)
  • 2. Leia a matéria atentamente do começo ao fim, depois leia mais uma vez. Se encontrar algo que apreciou ou que discorde leia os outros posts, caso haja algum semelhante ao que você discordou que já foi respondido pelo autor então pense se vale à pena escrever a mesma coisa novamente, se o tópico não foi respondido pelo autor então pode colocá-lo novamente.
  • 3. Seja educado, você não é obrigado a concordar com a matéria ou um tópico específico, mas é obrigado a tratar o autor com respeito, enquanto for assim tratado. Evite afirmações do tipo “sua matéria é boba”, “acho sua matéria inútil”, lembre-se de duas coisas o autor gastou algum tempo para escrever isso e passar para o blog e, além disso, a matéria passou pelo crivo do “dono” do blog ou do staff antes de ser apresentada. Você ainda pode expressar sua opinião sem ofender ninguém como, por exemplo, “Você não acha que está sendo um pouco radical em tal ponto”, e se realmente achasse a matéria tão inútil não perderia seu tempo respondendo a ela não é verdade, acredito que uma matéria que tenha apenas um comentário, que não é elogioso, é um aviso claro ao autor que ele precisa melhorar ou que sua opinião não bateu com a da maioria das pessoas.
  • 4. Aos autores, quando colocarem suas matérias em um blog de alta rotatividade lembrem-se do seguinte, para cada pessoa legal e educada que você conhece existem pelo menos quinze sem noção, sem ter o que fazer e que não tem educação, portanto não fiquem muito tristes com alguns comentários capengas. Procurem um lugar com gente de qualidade (taverna do goblin) e com certeza não terão grandes dificuldades e as críticas que receberão com certeza serão construtivas.
  • 5. Se você gostar de uma matéria deixe uma mensagem dizendo isso ao autor. Isso vai agradar muito e incentivá-lo a continuar escrevendo e quem sabe assim no futuro não teremos um novo Leonel Caldella ou algum outro autor que você possa gostar.
  • 6. Já comentei antes, mas vale a pena dizer novamente, o respeito é a coisa mais importante da sociedade. É algo que raramente se consegue de volta e quando não demonstrado para algumas pessoas o preço é que simplesmente essa pessoa vai te ver com maus olhos pro resto da vida.
  • 7. Trate os outros como gostaria de ser tratado, imagine se você estivesse na mesma situação. Você gostaria de ter de ler o que os outros disseram do seu trabalho?
  • 8. Não faça um comentário só por que todo mundo fez um parecido, a não ser que este comentário não tenha sido respondido pelo autor. Não é engraçado seguir os outros e quem faz isso raramente leu a matéria.
  • 9. Não vou falar dos trolladores, que em minha opinião não merecem nem que se fale a respeito destes, são desocupados inúteis do mesmo tipo que colocam fogo em mendigos, roubam em loja e batem na mãe, simplesmente estão no mundo apenas para perturbar o próximo… tenho muita dó deles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTA QUE EU GOSTO