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Tom Six |
Esse é
um filme polêmico e Escatológico, que move processos e ameaça de
morte a seu diretor, um filme que eu ainda não quero assistir mas
confesso que me interessei em tentar entender o motivo de sua
existência.O filósofo Russo Mickail Bakhtin (1895-1975) ao analisar
as obras de Françõis Rabelais (1494-1553), formulou uma filosofia
que seria a chave para entender o sentido grotesco desse filme.
Estou falando do polêmico “Centopeia Humana” do diretor Holandês
Tom Six.
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Uma divertida centopéia feita com Barbies |
Dedico esse texto a
galera do Podtrash, que teve a coragem de assistir e fazer um
programa sobre os dois filmes dessa bizarra série. Graças a eles
pude analisar um pouco mais o filme sem precisar vê-lo . Com certeza
serei criticado, mas com o pouco de informação adquirida, achei o
suficiente para produzir essa tese.
Entendendo o
Grotesco de Bakhtin
O
filosofo Mickail Bakhtin, conta que as figuras grotescas são
herança de uma cultura cômica popular que se diferencia dos séculos
posteriores, são tipos peculiares de imagens e de concepções
estéticas da vida prática. A essa concepção se dá o nome de
realismo grotesco.
O
realismo grotesco, que é um conjunto de sistemas de imagens dessa
cultura cômica popular, onde um dos traços mais marcantes é o
rebaixamento, ou seja, trazer o espiritual e o abstrato para o plano
terreno onde essas imagens são corporificadas. O realismo grotesco
também trabalha com a ideia da degradação onde ele define bem o
“alto” e o “baixo”. Podemos associar o “alto”, ao céu, a
cabeça, a inteligência e o “baixo” a terra, o túmulo, a
genitália (o ventre, falo e o traseiro) e também ao inferno em
alguns casos.
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Mickail Bakhtin |
Para
Bakhtin o significado de degradar é “entrar em comunhão com a
vida da parte inferior do corpo, a do ventre e dos órgãos genitais,
e portanto com atos como o coito, a concepção, a gravidez, o parto,
a absorção de alimentos e a satisfação das necessidades naturais”
Também
devemos entender que o chamado grotesco não quer dizer “baixa
qualidade” ou que deve ser execrado e proibido! O grotesco é uma
categoria que existe ao lado do burlesco e do bufo.
A boca
A boca é
o segundo órgão de maior importância no corpo grotesco (depois do
ventre e da genitália). A boca “devora o mundo”, e por terceira
parte do corpo mais importante temos o traseiro por onde sai todas as
excrescências, e os demais orifícios também ficam nessa categoria.
Com a boca se faz as necessidades naturais que é o ato de comer e
beber em com o traseiro as excreções, necessárias para manter o
corpo saudável.
A lógica
artística das imagens grotescas ignora o corpo como um todo, ele se
ocupa a valorizar os pormenores, os orifícios.
A submissão do alto
ao baixo.
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Françõis Rabelais |
O ato de
aproximar a cabeça, o rosto as genitálias de outro seria um ato de
realismo grotesco, pois existe o rebaixamento do alto ao baixo. É o
ato de pegar uma parte do corpo que representa a inteligência e o
divino e o rebaixar ao terreno, ou seja, as partes inferiores, então
teremos o ato de degradar um outro ser. Poderíamos até mesmo
explicar a lógica de filmes pornôs onde uma pessoa rebaixa a outra
a sua genitália e ainda deposita nessa suas excrescências. O
exagero do grotesco ainda se agrava mais quando acontece a ingestão
de tais fluidos, pois a boca, como citado antes “devora o mundo”.
Comparações de
Centopeia Humana com filmes pornográficos.
Vi muitas criticas que
apontavam o caráter sexual do filme, ondem apontavam como uma forma
de pornô bizarro, onde teríamos a presença dos atos considerados
mais sujos dentro de filmes dessa ordem (a presença do famoso “beijo
grego” e a ingestão de excrementos). Mas essa análise ainda é
incompleta mesmo que aponte a ligação sexual existente no filme.
Talvez Tom Six realmente tenha se baseado em filmes dessa ordem, sua obra vai muito mais longe do que simplesmente reproduzir a ideia
de um filme pornográfico.Para analisarmos o filme precisamos ir mais
fundo, temos que entender tudo de um víeis filosófico e artístico.
E filmes pornôs também podem ser vistos dessa forma, embora seu
propósito seja outro (seria necessário outro artigo, outro debate e outras
análises que não cabem no momento); o problema é que “Centopeia
humana” e os filmes pornôs devem ser analisados como realidades
grotescas.
Análise Final
O corpo grotesco
segundo Bakhtin:
“O corpo grotesco é
um corpo em movimento. Ele jamais está pronto nem acabado: está
sempre em estado de construção, de criação, e ele mesmo constrói
outro corpo; além disso, esse corpo absorve o mundo e é absorvido
por ele.”
Com isso temos uma
clara imagem dos corpos interligados no filme, é um corpo em
movimento que nunca está acabado, como fica provado no segundo filme
e ainda no roteiro do terceiro. Temos a presença do rebaixamento e
da degradação onde a boca (alto) está em contato com o traseiro
(baixo), onde a boca se alimenta desse orifício, onde há a presença
dos excrementos. Tom Six conseguiu com esse filme reunir uma série
de elementos do realismo grotesco obtendo total sucesso nessa união.
A reação do grande publico e a revolta de muita gente contra o
diretor expressa bem o quanto o seu grotesco chocou, mas acreditem,
nada disso é tão novo! O grotesco ainda apavora e mexe com as
emoções humanas, Tom Six não é novo nessa arte, como podemos ver
Françõis Rabelais já trabalhava com esses elementos ainda no
Renascimento. Se vermos o filme dessa forma então não ficaremos tão
surpresos e ainda aceitaremos a existência do filme com um sentido
artístico..
E para quem tem medo do filme como eu, nada melhor do que assistir o Making of para tirar o repúdio da cabeça e ver que não passa de uma simples montagem com profissionais envolvidos.
Texto de Daniel MM
Bibliografia
BAKHTIN, Mikhail. A
cultura Popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de
Françõis Rabelais – São Paulo: Ucitec, 2010.
Fonte:
Parabéns pela postagem. Gostei muito. Nunca tive vontade de assistir o filme mas queria muito compreender. Para ser honesta apesar de não ter visto e talvez eu esteja julgando errado, mas o que o filme oferece ridículo.
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