terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Clipping Elaboração de Projetos Culturais


Um projeto compreende a utilização coordenada de recursos humanos, financeiros e materiais dentro de um período de tempo para alcançar objetivos definidos. Elaborar um projeto é visualizar e fomentar todos os recursos necessários ao desenvolvimento de um conjunto de atividades a serem executadas, apresentando os objetivos, os meios que serão utilizados para atingi-los, as fontes de financiamento, e como serão avaliados os resultados.

Identificação do Projeto: Necessário apresentar o título do projeto, o local em que será implementado, a duração do projeto e o início previsto.
Título
Todo projeto deve ter um título que seja capaz de dar uma idéia concisa e clara da sua proposta. Um bom título orienta a construção do projeto. Porém, ele pode ser atualizado quando o projeto for concluído para que incorpore as mudanças e aprimoramentos que possam ter sido realizados ao longo do processo.
RESUMO: O resumo é uma forma de reunir e apresentar por escrito, de maneira concisa, coerente e freqüentemente seletiva, as informações básicas de um texto pré-existente. É a condensação de um texto, pondo-se em destaque os elementos de maior interesse e importância.
Ponto de partida e perguntas norteadoras:
O que é o projeto (o que pretende fazer)?
Por que foi pensado e proposto (importância do projeto)?
Qual o principal objetivo?
Qual é a área de atuação do projeto?
Quem o desenvolverá (principais envolvidos e suas funções)?
Como será realizado?
Quando e onde?
Quanto custará?
Quais são as principais ações previstas?
Que resultados você espera alcançar?
Como será divulgado?
Há outros apoiadores e parceiros? Quem são eles?

Descrição e justificativa
Esse item deve esclarecer que o projeto responde a uma determinada demanda percebida e identificada pela pessoa, comunidade ou entidade que o empreende. É a valorização do projeto. A sugestão é apresentar um diagnóstico que reúna elementos capazes de enfatizar a relevância dessa demanda, tais como: dados sobre a região e a população atendida, suas necessidades sociais, a acessibilidade a atividades culturais, os antecedentes e outros esforços já implementados.
CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA
Neste campo é fundamental destacar que o projeto é uma resposta a um determinado problema percebido. É, freqüentemente, um dos elementos que mais contribui na aprovação do projeto pela(s) entidade(s) financiadora(s). Neste campo é importante apresentar o problema central do projeto, ou seja, qual a questão ou situação que motivou a sua realização. A clara formulação da questão central do projeto é importante para o seu planejamento e execução.
Em que realidade o projeto vai atuar?
“Uma boa forma de expor esta questão é começar por uma breve descrição dos aspectos mais amplos que envolvem o problema (por exemplo, a questão de juventude e trabalho no país, as dificuldades nas suas diferentes dimensões e as oportunidades). Em seguida, abordar essa questão da forma mais profunda possível na região ou população em que pretende atuar (dificuldades e oportunidades de um determinado grupo de jovens em relação a uma determinada questão). Busque dados específicos sobre a temática do projeto na região onde ele vai acontecer.”

Objetivos: Os objetivos devem expor os resultados que se pretende atingir, os produtos finais a serem elaborados, benefícios da ação ou atividades culturais proposta, se possível a curto, médio e longo prazo. Os objetivos devem iniciar com um verbo, ser claros e sucintos.
Ao se especificar o objetivo de um projeto, devem-se buscar respostas para as questões: “para que? e para quem?” Os objetivos devem ser formulados visando especificar aquilo que se quer atingir a partir da realização do projeto, apresentando soluções para uma demanda ou respondendo a uma oportunidade.
Qual é o objetivo geral do projeto?
Corresponde ao produto final pretendido pelo projeto. Deve expressar o que se quer alcançar no longo prazo, ultrapassando inclusive o tempo de duração do projeto. O projeto não pode ser visto como fim em si mesmo, mas como um meio para alcançar um fim maior.
Começando pelo objetivo geral, é importante que você explicite o que sua organização deseja realizar com o Projeto, que mudanças se quer alcançar, que diferença o Projeto quer fazer. Para isso, sugerimos que os principais interessados no projeto ajudem a construir esses objetivos. Lembramos que o objetivo geral é a afirmação capaz de demonstrar a transformação que o projeto pretende alcançar. O objetivo geral compreende uma síntese da transformação desejada no público-alvo ou junto a ele. Atenção: o objetivo geral deve ser descrito em um texto que se inicie por um verbo no infinitivo indicando a transformação (benefício) almejada.
Quais são os objetivos específicos?
Correspondem às ações que se propõe executar e aos resultados esperados até o final do projeto. Um projeto de democratização cultural tem por objetivo, no longo prazo, a formação de indivíduos - crianças, jovens e/ou adultos - mais aptos para a vida e para a construção de uma nova realidade. Seus objetivos específicos se concentram na realização das atividades propostas como meio para essa finalidade maior. Alguns exemplos são a realização de uma oficina de artes, a viabilização do acesso de uma determinada população a um espetáculo de dança, a capacitação de professores para atuarem como mediadores, entre muitos outros.
Compreende todos os demais objetivos periféricos que serão atingidos e que beneficiarão o público alvo e são decorrentes das atividades ou ações desenvolvidas no projeto. Atenção: não confundir objetivos específicos com resultados; pois os resultados esperados estão diretamente relacionados aos objetivos específicos.
Que ações serão realizadas?
Outro item desta seção diz respeito às ações a serem realizadas, de forma concreta e com participantes definidos. Repare que estamos convidando você a fazer associações constantes entre objetivo geral, objetivos específicos e ações. Quanto mais clara a conexão entre esses aspectos, maior a chance de sucesso do projeto.
Divulgação e mídia
Detalhamento das formas e meios de divulgação e publicidade do produto cultural.
Como será feita a divulgação?
O que será utilizado? Rádio, cartazes, folhetos, etc. será pago?
Permuta?

Resultados previstos: Apresentar os resultados a serem atingidos pelo projeto, os benefícios produzidos a partir da sua realização.
Metodologia a ser utilizada
Outro componente importante desta seção é demonstrar os princípios teóricos e as experiências anteriores nas quais o projeto baseia suas ações. Entendemos que toda metodologia é a concretização de uma determinada compreensão do mundo que se realiza na forma de ação do projeto. É também fundamental a compreensão dos procedimentos metodológicos propostos para essas ações; faz-se necessário descrever de maneira clara e definida, as formas e técnicas que serão utilizadas para implementar o projeto. Nesse sentido, deve descrever as estratégias e técnicas que serão empregadas, várias estratégias podem ser adotadas, dentre elas:
Exibição, circulação, difusão e distribuição cultural: oferecer, facilitar e qualificar a fruição artística pelo público beneficiado.
Práticas culturais e sensibilização/educação artística: vivenciar o fazer artístico, seja por meio de oficinas, cursos ou outras atividades de caráter educativo.
Formação artística e capacitação de mediadores: formação e/ou profissionalização de futuros artistas, mediadores ou arte-educadores.
Em que consiste o método de trabalho do projeto?
Que referências ou experiências embasam o método?
Existem justificativas teóricas para o método de trabalho?
Esses métodos já foram usados em outras situações? Tiveram sucesso?
Você acha que esse método pode ser reaplicado ou multiplicado?
Coordenação do projeto e equipe técnica
O primeiro aspecto a ser explorado diz respeito ao coordenador do projeto e à equipe técnica. O mais importante aqui é que o coordenador procure demonstrar sua relação com a idéia central do projeto, o seu tema. Duas perguntas podem ser acrescentadas aqui: que componentes da trajetória de vida do coordenador o levam a reivindicar a coordenação deste projeto? Que histórico profissional (educação formal e experiências) o coordenador reúne?
Quem será o coordenador do Projeto?
Como será realizada esta coordenação?
De que maneira a equipe técnica será montada e preparada?
De que maneira a equipe vai aprender com o processo de trabalho?

Público-alvo
Compreende o conjunto de pessoas que se pretende atender com a execução do projeto, em relação ao qual serão avaliados os resultados. Recomenda-se para a definição do público-alvo evitar generalizações que não correspondam efetivamente ao grupo de pessoas contempladas pelos resultados do projeto.
Para quem se destina o projeto.
É para jovens, para crianças, para todos os públicos?
Quantas pessoas poderão ser alcançadas?
Haverá cobrança de ingresso?
META
Compreende uma definição precisa dos objetivos específicos do projeto e constitui uma forma de descrever os resultados esperados a partir das intervenções realizadas. Recomenda-se que as metas devem quantificar os resultados esperados, estabelecendo prazos para a sua realização. Uma meta dimensionada de maneira coerente ajuda a definir os indicadores que permitirão, ao final do projeto, evidenciar o alcance da atuação.
Estratégia de Ação
A estratégia de ação ou base operacional, explica como o projeto será realizado, detalhando suas etapas apresentando as ações para o alcance de determinado objetivo específico, identificando o tempo de execução de cada atividade.  Para elaborar a estratégia de ação volte aos itens “objetivos” e “resultados previstos” e liste todas as atividades que serão necessárias para atingi-los. Ordene as ações por etapas de realização e preveja o tempo de duração de cada uma. Liste também os serviços a serem desenvolvidos em cada etapa.
CRONOGRAMA
Todo projeto possui um prazo determinado para acontecer e apresenta algumas ações que se alternam ou se coordenam nesse período. A elaboração do cronograma visa organizar essas atividades em uma seqüência lógica e coerente que permita alcançar os resultados no prazo determinado. O cronograma é a disposição gráfica do tempo em que as atividades/ações serão realizadas, permitindo uma visualização da seqüência em que acontecerão.

Orçamento/Captação de recursos
A elaboração de um orçamento deve permitir a previsão e o controle dos gastos que o projeto terá. O orçamento deve servir como um resumo financeiro do projeto no qual se indica quanto será gasto para sua realização e como. É uma ferramenta importante na gestão do projeto para o acompanhamento das despesas previstas e realizadas. Geralmente, agrupam-se os custos em blocos de despesas: material de consumo; administração; equipe; serviços de terceiros; cachês; aluguel de espaço e equipamentos; alimentação e hospedagem; transporte; divulgação; instalações e infra-estrutura, entre outros. Isso facilita a organização e o controle dos gastos. O orçamento também deve ser apresentado em forma de tabela, por itens e não em texto. Sugere-se que o orçamento pelo menos indique: item, valor unitário, quantidade e valor total. O valor total do projeto é a multiplicação de todos os itens anteriores.
Atenção: A maioria dos editais possui uma cota limite de financiamento. Caso o projeto extrapole o valor determinado, deverá comprovar a existência de outras fontes de financiamento. Neste caso, divida os totais em valor solicitado ao edital e valor total do projeto.
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
É importante apresentar algumas referências bibliográficas que possam conceituar o problema, ou servir de base para a ação. Estas referências permitirão que os agentes de fomento percebam a interação ao nível conceitual/teórico do(s) autor(es) do projeto em questão.
Mensuração de resultados
Um projeto coerente é aquele que estabelece indicadores para medir seus resultados. Os indicadores podem ser: Quantitativos: consolidam números para avaliar o cumprimento das  metas estabelecidas, a exemplo do número de comunidades atendidas, atividades realizadas, ou público dos espetáculos. Podem ser obtidos por  meio da contabilização do número de pessoas beneficiadas, por exemplo. Qualitativos: trazem uma análise em profundidade sobre algum aspecto,  como a metodologia empregada, os conteúdos de uma atividade,  entre outros. Tais dados podem ser obtidos por meio de pesquisas  de opinião, entrevistas, questionários de avaliação etc. Independentemente de serem qualitativos ou quantitativos, os indicadores devem sinalizar se as metas foram atingidas, além de permitir avaliar se a estratégia empregada foi bem sucedida, sinalizando quais pontos podem ser aprimorados.
Formatação
- Cadastrar o projeto nas leis de incentivo à cultura (Rouanet, proAc icMs, Mendonça) para facilitar a obtenção de patrocínio;
- Inscrever o projeto em editais;
- Elaborar apresentações do projeto para os diversos tipos de clientes (parceiros, patrocinadores, local do evento, etc.).


Anexos: Material informativo e/ou ilustrativo complementar ao projeto, tais como maquetes, fotos, slides, desenhos, cds, DVDs, plantas, material de projetos anteriores, etc.
Pós-produção
- Preparar itinerância, se for o caso, com contratação de produtor local;
- Preparar prestação de contas, relatórios financeiros, relatórios de avaliação, organização do clipping, devolução de material emprestado, cartas de agradecimento, etc.
Contrapartida
A contrapartida representa todas as despesas que ficam sob a responsabilidade da instituição proponente do projeto. As contrapartidas podem existir em qualquer categoria de despesas, pois todo recurso a ser utilizado deve ter o valor financeiro citado claramente, sejam recursos humanos ou recursos materiais. Desta forma, as tabelas orçamentárias devem apresentar a fonte de recursos: da instituição financiadora ou como contrapartida da instituição solicitante.
Como fazer: Proponha ações ou atividades que estimulem a participação do público no projeto proposto ou que complementem ou potencializem os seus resultados.
Tópicos de um Projeto
Apresentação
• O que é o projeto?
• Qual seu objetivo geral?
• Quando e onde será realizado?
• Quais são os principais envolvidos?
• Qual o público-alvo?
Justificativa
• Em que contexto se insere o projeto?
• Qual sua importância/oportunidade neste contexto?
• Por que foi pensado e proposto?
• Qual seu histórico?
• Qual seu diferencial?
• Qual a experiência do proponente?
• Já foram desenvolvidas outras ações para o público-alvo do projeto pelo proponente?
Objetivos
• O que pretende com o projeto?
• Qual o objetivo geral e os específicos do projeto?
Público alvo
• Que perfil de público pretende atingir?
• Qual estimativa de público?
Resultados previstos
• Quais são as metas a serem atingidas, a partir dos objetivos do projeto?
• Quais são os benefícios culturais, sociais e econômicos derivados do projeto?
Estratégia de ação
• Qual a programação do projeto?
• Como ele será realizado? Existem etapas distintas? Quais?
• Quem são os responsáveis por cada etapa?
Cronograma
• Em que período as ações/etapas do projeto serão realizadas?
Orçamento
• Qual o custo de cada etapa do cronograma?
• Quais valores unitários e totais?
• Quais são as fontes previstas?
• Quanto será solicitado a cada fonte?
• Qual o valor total do projeto?
OBS: Tenha o cuidado de escrever no máximo 01 página para cada item, com texto sempre claro e objetivo.
FONTE

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