sábado, 7 de janeiro de 2012

5 tendências tecnológicas para os próximos 5 anos (IBM Next 5 in 5)

A IBM criou uma lista, intitulada “IBM Next 5 in 5”, que inclui novas tecnologias que já estarão em uso até 2017. O estudo foi baseado nas demandas do mercado e da sociedade mundial, e ainda nas tecnologias emergentes desenvolvidas nos Laboratórios IBM do mundo inteiro, informa a companhia. “Cruzamos, diariamente, a fronteira entre ficção científica e fatos científicos. Acreditamos que estas tendências, se concretizadas, promoverão mudanças profundas na forma como nos relacionamos com o mundo, impactando os negócios e a vida em sociedade”, diz o gerente de Novas Tecnologias Aplicadas da IBM Brasil, Cezar Taurion.
1. Abastecer sua casa com a energia que você mesmo gerou




Avanços na tecnologia para geração de energia renovável permitirão que indivíduos coletem energia cinética, que no momento é perdida e a utilizem para ajudar a abastecer as casas, locais de trabalho e cidades.

Será possível conectar pequenos dispositivos aos aros das rodas da bicicleta, recarregando baterias à medida que você pedala.

2. Adeus senhas


Esqueça as dezenas de senhas que você tem de decorar para acessar o e-mail, a conta do banco e outros serviços. Em cinco anos, você poderá ser capaz de retirar dinheiro com segurança de um caixa automático simplesmente dizendo seu nome ou olhando para um pequeno sensor que reconhece os padrões singulares da retina do olho.

Conhecidos como sistemas de múltiplos fatores biométricos, essas soluções inteligentes serão capazes de agregar as informações em tempo real para garantir que sempre que alguém tente acessar os dados, essa pessoa tenha o perfil biométrico específico e autêntico.

3. Ler pensamentos não será mais ficção científica


Cientistas da IBM estão pesquisando formas de interligar o cérebro de uma pessoa a dispositivos, como um computador ou smartphone. Bastará que a pessoa pense em fazer uma chamada telefônica para que ela ocorra. Também será possível controlar o cursor em uma tela de computador simplesmente pensando para onde se quer movê-lo.

Em cinco anos, diz a IBM, será possível ver as primeiras aplicações dessa tecnologia no setor de jogos e entretenimento. Médicos poderão usar a tecnologia para auxiliar pacientes em reabilitação de AVCs.

4. Exclusão digital deixará de existir


Tecnologia móvel vai reduzir a diferença entre os que têm e que não têm acesso à informação. De acordo com a IBM, existem 7 bilhões de pessoas vivendo no mundo hoje. Em cinco anos, 5,6 bilhões de telefones móveis serão vendidos, o que significa que 80% da atual população global terá um dispositivo móvel.

Uma quantidade crescente de comunidades será capaz de usar tecnologia móvel para oferecer acesso a informações essenciais e atender melhor às pessoas, com novas soluções e modelos de negócio, como comércio móvel e atendimento remoto à saúde.

5. Junk mail vai virar e-mail prioritário 

Em cinco anos, a propaganda não solicitada poderá ser tão personalizada que chamará a atenção das pessoas e não serão mais m
otivo de incômodo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTA QUE EU GOSTO