terça-feira, 12 de novembro de 2013

Clipping Press Release


O press release é uma das principais ferramentas de divulgação utilizada pela assessoria de imprensa, é através dele que os veículos de comunicação conseguem conhecer a empresa, seu produto, informações sobre determinado evento, entre outros dados. Para causar efeito, o press release deve levar informação precisa, útil e direcionada ao meio de comunicação certo.  Selecionar a informação que será divulgada é o primeiro passo.  





1. O título:  O título é a parte principal do release, é através dele que o jornalista decide se irá ler ou não aquele texto, é a primeira parte de uma possível publicação. Faça um título chamativo, que desperte a curiosidade do profissional e procure não se estender muito. O título do Press Release deve ser breve, claro e direto. Use os títulos e sub-títulos do seu Press Release como versões compactas de todo o conteúdo do Press Release. Geralmente, títulos de um Press Release devem ter o estilo de uma notícia ou de um anúncio, com o fim de atrair leitores e jornalistas. Os títulos incluem o uso de tempo presente, sem usar "um(a)" e "a"/"o", bem como formas do verbo "ser" em certos contextos.


2. O Press Release: Tente colocar os dados importantes logo no primeiro parágrafo.  Ele deve ser compacto, evite usar  longas frases e parágrafos. Evite repetições de palavras. Um primeiro parágrafo (duas a três frases) deve ser um resumo do Press Release e o resto deve ser mais detalhado. A pessoa que irá ler o seu release muitas vezes não tem conhecimento sobre aquele assunto, tenha certeza de que todas as informações são claras e concisas e esteja preparado para responder todas as dúvidas. Lembre que aquele jornalista recebe diversos releases por dia, se ele ler o primeiro parágrafo e não for interessante, com certeza seu e-mail irá para o lixo eletrônico.

3.1. Um Release eficaz é respondes “de Cara” estes 5 itens:
  1. Quem?
  2. O que?
  3. Quando?
  4. Onde?
  5. Porquê?
  6. Como?

Planejamento é essencial. Não basta apenas escrever um texto simples, é necessário pesquisar dados, imagens e verificar que veículos possuem o público alvo daquele determinado assunto. Tente fazer o máximo uso destes fatos reais. Um método simples para escrever.


3.2 Em seguida, considere os seguintes pontos:
Qual é a notícia?
Por que isso é notícia?

4. Inclua informações sobre a sua empresa: Quando um jornalista recebe seu Press Release, ele logicamente quer mencionar a empresa na notícia. Jornalistas podem obter as informações sobre a empresa nesta seção.

O título da seção deve ser:  “Sobre EMPRESA______________”
Após o título, use um parágrafo ou dois para descrever sua empresa com 5 / 6 linhas cada. O texto deve descrever sua empresa, o seu ramo de negócio e a política da empresa.
5. Junte as seções: Forneça alguns links adicionais que se referem a seu Press Release ou finaliza seu Press Release com as informações de contato.

6. Adicione informações de contato: Se o seu Press Release realmente for considerado para publicação, jornalistas talvez  queiram mais informações. Se possível, você pode informar os contatos de uma pessoa responsável para contato direto. Caso contrário, você deve informar os detalhes do seu departamento na seção CONTATO. Os dados de contatos devem ser limitados e específicos para o seu Press Release. Os dados devem incluir:
  • O nome oficial da empresa
  • Departamento Media/PR e nome da pessoa para contato
  • Endereço comercial
  • Números de telefone/Fax
  • Endereços E-mail
  • Endereço do Website


Por último, lembre-se de conhecer os perfis do veículo e do jornalista que vão receber o release. Isso ajuda a saber que linguagem e tom dar ao texto. E mantenha uma relação constante com a imprensa. Em muitos casos, é melhor oferecer uma notícia exclusiva para um veículo que a abordará com maior cuidado do que enviá-la para diversos meios que falarão apenas algumas palavras.

OBS 1: O tamanho de um Press Release deve ser aproximadamente uma página
OBS 2: Revise seu texto, se possível, solicite que outra pessoa faça o mesmo. Muitas vezes, alguns erros podem passar despercebidos.
OBS 3:  Dados estatísticos e declarações oficiais são sempre interessantes.
OBS 4: Não envie releases seguidos, aguarde no mínimo uma semana para divulgar outro texto.

FONTE


Fonte das Imagens: 


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