terça-feira, 10 de maio de 2022

V.A - TechnoMen [ Remixes ]



V.A - TechnoMen [ Remixes ]


Foram algumas dezenas de collabs de remixes / coletâneas que o artista Eric Marke já organizou. Mas já fazia uns 10 anos que ele não produzia mais este tipo de trabalho. Eis que no dia 05 de abril marca sua nova collab criada em cima de um single feito especialmente para esta ocasião. A faixa ‘TechnoMen (original version)’ foi enviada para uma singela lista de amigos e conhecidos convidando-os para fazerem sua própria leitura (remix) desta música.

Mas antes de falar desta coletânea de remixes, uma pequena história será contada para contextualizar este novo lançamento. A batida 4/4 começou em 1930 com a primeira bateria eletrônica do mundo, o ‘Rhythmicon’, criada por Henry Cowell nos Estados Unidos. Quarenta e poucos anos depois o grupo alemão Kraftwerk introduz o technopop com a técnica ‘four on the floor’, ou o 4x4 entre 70 a 90 BPM e por uma concepção mais minimalista e intimista.

No começo dos anos 1980 surgiu na decadente cidade de Detroit, com Juan Atkins, Derrick May e Kevin Saunderson uma nova forma de música eletrônica. Eles gostavam de músicas inter-raciais e vislumbravam um mix dos sons europeus (no caso, da música do Kraftwerk) com o velho funk americano. Futuristas por necessidade extraíram do technopop alemão sua batida e guia. A música criada por eles era a ‘única forma de escapar’ de uma realidade caótica causada pelo fechamento das grandes fábricas de automóveis na cidade.

Chamada de techno ou techno music, sua concepção é mais sintética e menos complexa. A melodia repetitiva cria sensações de espacialização, enquanto as batidas retas e secas (4x4 entre 130-140 BPM) – criada normalmente pela TB 303 e TR 808 / 909 – sobrepõem os efeitos sintetizados e vocais robotizados. Já a expressão techno, segundo Atkins, foi copiada do livro "The Third Wave" (A Terceira Onda, Editora Record – 1980), de Alvin Toffler, através do conceito “tecno-rebelde” usado pelo autor. Nesta obra, Toffler pregava o domínio das novas tecnologias e a educação para o futuro. No texto, uma tribo pregava que as máquinas deveriam ser controladas pelos homens, caso contrário, a tecnologia os controlaria. Essa tribo chamada de tecno-rebeldes foi de onde saiu o nome techno.

Através deste contexto e de outras histórias + a experiência de toda essa turma, foi lançado pelo Bandcamp a coletânea de reximes ‘TechnoMen’, aonde foi foram convidados 12 artistas, sendo eles: Eric Marke (original version), Bangu Telecom (dubmen mix5 e dubmen mix12), Bêe (dream version), bella nutti (acapella version), Caos Sonoro (techno death version), Edynel (freestyle version), Flavia Goa (drone trompete version), God Pussy (versão danificada), Nuta Cookier (techno remix), pütz (broken break), Sound Project 21 (remix), Vampiir Nazarenii (tribal technoide vampire version) e DJ MixXxuruca (versão rapidinha).

A masterização foi feita pelo Pütz no estúdio Faraônica Audio. A arte da capa, projeto e concepção deste projeto é toda de Eric Marke.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTA QUE EU GOSTO